Réus do processo relativo a desabamento em obras do metrô são absolvidos em 2ª instância
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirmou a decisão de primeira instância que absolveu os réus envolvidos no desabamento de parte das obras da construção da estação Pinheiros do metrô.
O acidente ocorreu em 2007 e deixou sete vítimas. O Ministério Público pediu a condenação de 12 réus por entender que os mesmos agiram com culpa, devido à negligência e à imprudência com o andamento das obras, pois não teriam dado a atenção necessária às condições geológicas do terreno na execução da obra.
Segundo o acórdão, a acusação não indicou elementos que apontassem para autoria nem comprovou que atos dos réus tenham resultado no acidente. O desembargador Fernando Simão, relator do processo, classificou o ocorrido como uma “lástima” e destacou que “uma condenação, com preocupação em dar satisfação social, diante de tamanha tragédia, por si, não se justifica. O que importa é a análise serena e segura do conjunto probatório, cuja consequência natural é absolvição, sem reflexos, por óbvio, em eventuais demandas na esfera cível”.